Inaugurado vitrais da Catedral de Sant´Ana

Inaugurado vitrais da Catedral de Sant´Ana

Foi inaugurado neste sábado, dia 10 de julho de 2021, durante a Santa Missa na Catedral de Sant´Ana dois vitrais que fazem parte de um painel que terá seis imagens com a devoção do povo e uma série de outros detalhes que ainda estão sendo estudados.

A seguir a mensagem da Diocese de Óbidos sobre os vitrais da Catedral de Sant´Ana.

Árvore da Vida.

Esse foi o principal objetivo, criar no município de Óbidos-Pará, uma Catedral que fosse referência na Amazônia rica em termos de expressão da arte sagra, assim começou a ser pensado em alguns detalhes. Primeiramente foi feito um trabalho de remoção de muitos elementos, tendo em vista o estilo original da Igreja, e assim começou-se a entrar alguns detalhes, como: o que a igreja queria transmitir, e após surgiu fortemente que o ponto principal seria um grande painel que ficaria no fundo do altar e que de alguma maneira trouxesse uma ligação entre a religião e a realidade  aqui da Amazônia como as florestas então, surgiu a temática “Árvore da Vida", que é um escrito que surgiu de São Boa Ventura na idade média, que fala da Árvore da Vida onde é coroada pela figura do crucificado, e essa Árvore tem 12 frutos, esses frutos são momentos chave da vida de Jesus.

Fotos_dos_vitrais

Essa ideia veio para fazer a composição central do painel, que se iguala a uma analogia com a floresta amazônica. A Árvore da Vida deve ser entendida como as árvores da Amazônia, que tem esse viés de ser uma Criação de Deus, e como criação de Deus, devem ser respeitadas e nada melhor do que dentro de uma árvore onde foi caracterizada pela castanheira, que é um símbolo, e dentro dela na parte central do painel é uma figura de Cristo, logo mais tem os vitrais, as capelas laterais, de um lado é a capela do acolhimento com a pia batismal e do outro lado tem a capela do Santíssimo.

E algumas ideias complementares que ainda estão amadurecendo. Terão seis Imagens com a devoção do povo e uma série de outros detalhes que ainda no decorrer do trabalho deverá ir acontecendo, vale lembrar que não é um trabalho que acontece de uma vez e sim um trabalho que é executado em fases, pois é um trabalho especial, artístico, que precisa do seu tempo de execução e maturação.

Colocamos os dois vitrais que fazem parte desse painel, no final do mês de agosto será colocado a parte central, e depois sucessivamente vem as outras partes até chegar ao seu final. Há uma preocupação com o material que está sendo colocado para que tenha uma durabilidade e que não sofra ações do tempo. E isso é um tempo de execução e paciência dos fiéis para se maravilharem com a Catedral pronta. Lorenzo Heilmair, responsável pelos vitrais da Catedral de Sant'Ana.

FONTE: Sedcom/Diocese de Óbidos-Pa

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar