Escola Frei Edmundo realiza programação de “Setembro Azul”, em Óbidos

Escola Frei Edmundo realiza programação de “Setembro Azul”, em Óbidos

O mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. É comum encontrar vários espetáculos culturais acessíveis sobre a surdez nessa época do ano, além de congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenagens. Há também um reforço da luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam aprender e crescer juntos.

Nesse contexto, foi realizado no dia 27 de setembro, na praça de São Francisco, no Bairro de São Francisco, em Óbidos, a Estação Cultural Setembro Azul, realizado pela Escola Frei Edmundo Bonckosch, com o tema "A voz do Silêncio Ecoa". O evento contou com a participação de toda os alunos da escola e também houve grande participação popular, numa vasta programação organizada pela escola.

Setembro Azul

Setembro Azul veio para mudar a realidade das pessoas surdas, a Comunidade Surda Brasileira organizou a ação “Setembro Azul” que é movimento de âmbito nacional sendo considerado um marco histórico no que diz respeito a mobilização nacional a favor das escolas bilíngues.

Tudo começou com o parecer de número 13/2009 do CNE -Conselho Nacional de Educação que foi aprovado no dia 03 de junho de 2009 que tem em seu texto logo na folha de número 3: "A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado – AEE.".

"Não e a surdez que define o destino das pessoas, mas o resultado do olhar da sociedade sobre a Surdez"( Vygostshy).

www.obidos.net.br

Fotos de Vander N Andrade

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar