Empresas reforçam ações de controle e prevenção contra a Covid-19

Empresas reforçam ações de controle e prevenção contra a Covid-19

Neste Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, indústrias paraenses compartilham como suas iniciativas têm contribuído para a proteção e o bem-estar dos trabalhadores em tempos de pandemia.

A segurança e a saúde dos seus trabalhadores estão entre os pilares principais das indústrias. Com a pandemia de Covid-19, uma série de novas restrições  precisaram ser incorporadas aos protocolos que já existem e as empresas mobilizaram-se para implementar rígidos padrões de controle e prevenção para garantir a proteção e o bem-estar dos colaboradores em seus ambientes de trabalho.

Nesta quarta-feira (28), Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, duas indústrias que atuam no Pará demonstram a importância de reforçar e manter suas práticas de gestão de saúde e segurança com foco em seus empregados. Em Juruti, região do oeste paraense, desde o início da pandemia, a Alcoa mantém rígidos protocolos rigorosos e reforça as medidas de controle e prevenção nas operações, seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde para o enfrentamento da doença.

A Alcoa permanece recomendando seus colaboradores a respeitarem o isolamento social também fora do ambiente de trabalho, orientando-os para evitarem transitar entre comunidades rurais e cidades vizinhas a Juruti. “Além disso, sempre orientamos nossos colaboradores sobre a importância do uso de máscaras dentro e fora das operações. Esta é uma prática que deve fazer parte da rotina pessoal, além de manter os cuidados com a higienização das mãos e a necessidade do distanciamento social. Essa é uma preocupação com a nossa própria saúde e segurança e, também, com o bem-estar da comunidade do entorno”, destaca o gerente-geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa.

A empresa, juntamente com outras instituições, participa ativamente do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e vem contribuindo com as discussões para a implementação de medidas para o combate à pandemia em Juruti além de já ter realizado doações de itens médicos e contribuído com ajuda humanitária neste período emergencial.

Clique na imagem pra acessar as fotos

Entre as medidas que a Alcoa mantém em suas operações, estão:

  • Quarentena: 07 dias para assintomáticos, com realização do teste para detecção de Covid -19 no final da quarentena e, para sintomáticos, segue fluxo de liberação estabelecido pelo médico, após realização do teste de detecção de antígeno para Covid-19.
  • Fechamento de escritórios: Medida em vigor desde o dia 13/01 com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas operações.
  • Recomendação em evitar viagens intermunicipais não-essenciais: Essa medida inclui deslocamentos entre comunidades rurais.
  • Check-in diário e obrigatório: Caso o colaborador precise acessar a planta, a determinação é realizar o check-in na sua residência. Caso ele reporte algum sintoma, deve ligar para o telemonitoramento e ficar em casa.
  • Sanitização em áreas comuns: São feitas sanitizações de escritórios, oficinas, prédios e arruamentos.
  • Acompanhamento médico: Telemonitoramento e atendimento domiciliar.
  • Home office: Válido para colaboradores das áreas administrativas, que possuem atividades viáveis com uso de ferramentas virtuais, em alinhamento prévio com seu gestor.
  • Isolamento de colaboradores do grupo de risco: idosos, grávidas, hipertensos e doentes crônicos.
  • Postos avançados do Serviço Médico Alcoa: Instalados no Porto para isolamento de colaboradores com sintomas.
  • Monitoramento da temperatura e dos níveis de saturação de oxigênio: Realizado com os colaboradores nas portarias para verificar se há febre ou dificuldade respiratória.
  • Autoavaliação diária: Os colaboradores fazem autoavaliação das condições de saúde no início da jornada de trabalho. Caso identifiquem sintomas, são afastados imediatamente.
  • Alubar adapta mudanças nos protocolos conforme cenário da pandemia

Com unidades em Barcarena, no Pará, e em Montenegro, no Rio Grande do Sul, a Alubar vem realizando mudanças nos protocolos conforme a avaliação do cenário da pandemia desde o ano passado. Algumas das ações que a empresa adotou foi a instalação de divisórias de acrílico nos refeitórios, o reforço das medidas de prevenção junto àqueles que não podem adotar o home office, distribuição de face shields nas fábricas, além de realização de teste rápido em todos os colaboradores a cada 15 dias.

De acordo com Ana Carolina Santos, Gerente de Gestão de Pessoas da Alubar, várias medidas serão permanentes mesmo com a vacinação e eventual amenização da pandemia. “A vacina é importantíssima, mas precisamos continuar nos protegendo. A utilização do álcool em gel, por exemplo, é fundamental e ainda previne outros problemas como de estômago ou mesmo conjuntivite. Esse momento também foi importante para rever valores e hábitos”, explica.

FONTE: Comunicação/Alcoa

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar